Domingo é dia de andar de bicicleta em Sorocaba


23/08/2013


Todas as pessoas interessadas em aprender a andar de bicicleta, ou ainda, que queiram aprimorar suas técnicas de pedalar, podem participar da “Escola do Pedala” que acontece aos domingos, das 9h às 12h, no Parque das Águas, local que também recebe o Espaço Pedala. A atividade é organizada pela Urbes – Trânsito e Transportes com o objetivo de ensinar crianças, jovens e adultos a andar de bicicleta com segurança.

A “Escola do Pedala” faz parte do Programa “Pedala Sorocaba”, criado para incentivar o uso da bicicleta como uma opção modal de transporte na cidade, além do uso para o lazer.

O Pedala contribui, por meio de ações e eventos de caráter de impacto, para a mobilização de ciclistas que são estimulados a praticar os seus deslocamentos com as bicicletas.

O programa foi baseado em iniciativas e experiências internacionais (Bogotá e Guadalajara) e surgiu em Sorocaba em 2008. Desde 2009 está sob a coordenação da Urbes, cujo foco voltado para o conceito da mobilidade sustentável vem sendo implementado em suas ações.

2 horas para usar a bicicleta pública

O final de semana é ainda uma oportunidade para os usuários do Programa Integrabike de Bicicletas Públicas de Sorocaba utilizarem o sistema por duas horas seguidas. Desde que completou um ano, em maio deste ano, o Integrabike disponibiliza as bicicletas pelo tempo estendido aos sábados, domingos e feriados.

O acréscimo de mais uma hora de uso nesses dias visa valorizar também o lazer, já que o empréstimo gratuito de bicicletas foi criado para facilitar os deslocamentos realizados na região central e zona norte da cidade.

São 19 estações e 152 bicicletas utilizadas por pessoas com mais de 18 anos, que possuem quaisquer dos cartões de embarque do Transporte Coletivo municipal.

Para utilizar as bicicletas do Programa Integrabike é necessário se cadastrar em um dos postos de atendimento das Casas do Cidadão ou na Central de Atendimento do Terminal São Paulo. O cadastramento é gratuito. Os interessados devem ter mais de 18 anos, saber andar de bicicleta, conhecer e respeitar as regras de circulação de trânsito e possuir um dos cartões válidos do transporte coletivo de Sorocaba (Vale Transporte, Cidadão, Estudante, Sênior e outros).




HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP

(15) 3519-3100