Sistema de Mobilidade Urbana completa quatro meses com mais de 26.200 empréstimos gratuitos
19/09/2012
O sistema de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Sorocaba e que empresta gratuitamente bicicletas à população completou nesta terça-feira quatro meses de atividades. De acordo com os dados da Urbes – Trânsito e Transportes, até às 16h30 de hoje (18) já haviam sido realizados 26.242 empréstimos gratuitos de bicicletas e somados 5.641 cadastros realizados.
De acordo com o sistema, a unidade de cadastramento de usuários das bicicletas com maior número de pedidos de adesão é a Central de Atendimento do Terminal São Paulo, que já atendeu 57,8% da demanda. Em seguida, os pontos mais procurados são a Casa do Cidadão da Ipanema, com 17,8% de procura, e a Casa do Cidadão da Itavuvu, com 12,5% de atendimentos.
As bicicletas públicas começaram a operar em 18 de maio como uma nova opção de deslocamento para a população na região Central da cidade e avenidas Itavuvu, Ipanema e Angélica.
Novas estações
Após estudos técnicos a Urbes implantará, até o final do mês, quatro novas estações da mobilidade urbana. Os locais são:
1. Av. Dom Aguirre, próx. Poupatempo e Terminal São Paulo;
2. Av. Dom Aguirre, junto à ponte Pinga-Pinga;
3. Av. Dom Aguirre, no Parque das Àguas e
4. Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, junto à Biblioteca Municipal.
Com os novos pontos o sistema de bicicletas públicas somará 19 estações e 152 bicicletas disponíveis para o empréstimo gratuito.
Como utilizar?
O cadastro pode ser solicitado nos postos de atendimento das Casas do Cidadão e na Central de Atendimento do Terminal São Paulo.
Para se cadastrar é necessário ter mais de 18 anos, saber andar de bicicleta, conhecer e respeitar as regras de circulação de trânsito e possuir um dos cartões válidos do transporte coletivo de Sorocaba (Vale Transporte, Cidadão, Estudante, Sênior e outros).
É exigida a apresentação de um dos cartões válidos do sistema de transporte coletivo sorocabano e um documento com foto (RH, carteira profissional, carteira de trabalho, CNH). O interessado também precisará ler o regulamento de uso das bicicletas públicas.
