Urbes desenvolve atividades referentes à Semana Nacional de Trânsito para crianças


18/09/2012


Teve início nesta segunda-feira (17) as atividades programadas pela Urbes – Trânsito e Transportes para a Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2012. Com o tema “Década Mundial de Ações para Segurança do Trânsito – Não exceda a velocidade, preserve a vida”, proposto pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a Urbes organizou um calendário de atividades dirigidas especialmente às crianças, reconhecidamente um dos principais alvos das campanhas preventivas e de educação no trânsito.

Até dia 21/11 a Urbes estará um Roteiro de Segurança para crianças no Sorocaba Shopping. A atividade acontece sempre das 10h até às 17h e é dirigida aos estudantes do Ensino Fundamental. O Roteiro de Segurança é um circuito com estandes que oferece atrações diversas ligadas à área de trânsito como a Minicidade da Urbes e contará com simulações do Corpo de  Bombeiros, exposição de motos da Polícia Rodoviária, orientações de segurança SEST/SENAT e teatro de fantoches da Guarda Civil Municipal (GCM).

São parceiros desta atividade os agentes de trânsito da Urbes, a Polícia Militar Rodoviária, o Corpo de Bombeiros, o SEST / SENAT e a Guarda Civil Municipal.



“Super Amarelinha contra Velox”


Além do Roteiro de Segurança, a Urbes também promove também até 21/11 a apresentação da peça de teatro infantil “Super Amarelinha contra Velox”  em sessões também dirigidas às escolas, na Usina Cultural “Ettore Marangone”, na margem direita do Rio Sorocaba.

O objetivo da esquete é conscientizar crianças quanto as ações preventivas de segurança em seus deslocamentos e para condutas seguras no trânsito. A encenação é do grupo Nativos Terra Rasgada.

A peça conta a história de uma criança que assistia as aventuras da “Super Amarelinha” quando, de repente, teve seu quarto invadido pelos Super Vilões do Trânsito, “Velox” e “Caninha”. Assustado o menino se esconde e descobre todos os planos dos vilões. Em seguida surge em seu quarto seu grande ídolo, a Super Amarelinha, que com ajuda do menino irá combater os vilões que tentam deixar o trânsito inseguro e hostil.

Escolas de ensino fundamental interessadas em ainda participar das atividades podem entrar em contato com a Urbes através do telefone 3331-5025 ou pelo Fale Conosco do site www.urbes.com.br.



Sobre o tema da SNT 2012


A velocidade é um tema inédito na Semana Nacional do Trânsito e os números alarmantes de acidentes fatais no trânsito justificam a escolha feita pelo Contran.

Cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Os dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação comportamento e segurança dos usuários e o excesso de velocidade.




HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP

(15) 3519-3100