Ação educativa da Urbes ensina o uso correto das Vagas Preferenciais de estacionamento
20/12/2022
Empatia é a arte de colocar-se no lugar do outro. Essa é a proposta das ações educativas, realizadas com a chegada das festas de fim de ano pela Urbes – Trânsito e Transportes cujo público-alvo é o motorista do transporte coletivo sorocabano.
Nesta terça-feira (20), e durante toda a semana, os educadores estarão nos estacionamentos dos mercados e shoppings , com o intuito de orientar os motoristas sobre o uso correto das vagas destinadas, especialmente, a idosos e pessoas com deficiência.
Além da campanha de conscientização, os agentes educadores da Urbes abordam idosos e pessoas com deficiência que ainda não possuem a credencial e os orientam sobre como obtê-la. Os agentes também têm a missão de conscientizar motoristas a não estacionar em vagas de uso exclusivo a idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
A utilização da credencial é regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio das Resoluções 303 e 304, de dezembro de 2008, com o objetivo de uniformizar, em âmbito nacional, os procedimentos para sinalização e fiscalização dessas vagas. Deixar de utilizar a credencial em vagas preferenciais é infração de trânsito de natureza gravíssima, com acréscimo de sete pontos ao prontuário do infrator e multa no valor de R$ 293,47, conforme a nova lei nº 13.281 de 4 de maio de 2016.
Direitos da terceira idade no transporte coletivo e no trânsito
Sorocaba é uma das poucas cidades brasileiras a garantir a gratuidade no transporte coletivo municipal a partir dos 60 anos para os que residem na cidade. O direito, garantido por lei municipal desde 2006, é concedido através do Cartão Sênior.
Dentro do transporte coletivo, a terceira idade também tem garantido o direito a se sentar em lugares reservados, assim como a mulher grávida e a pessoa com deficiência ou obesidade também tem. Esse direito é previsto em lei federal. Mas, mais do que um direito, ceder o lugar dentro do ônibus para quem precisa é um ato de gentileza e cordialidade.
Já se o assunto é o trânsito, pessoas com mais de 60 anos têm direito a usufruir das vagas especiais de estacionamento se tiverem a credencial própria para isso. Trata-se de um direito previsto pelo Conselho Nacional de Trânsito e que tem por objetivo facilitar a mobilidade do público da terceira idade.
Como solicitar a credencial de estacionamento?
A credencial pode ser solicitada em uma das Casas do Cidadão e também na sede da Urbes, onde deve ser entregue o requerimento, disponível no site (https://www.urbes.com.br/credenciamento-deficientes-idosos), além de outros documentos.
Os idosos precisam apresentar cópia da carteira de identidade e de um documento, em nome do solicitante, que comprove o local de sua residência. Não é obrigatória a presença do idoso no ato do cadastramento. Outra pessoa, desde que comprove a ligação com o requerente, poderá fazer a entrega da documentação exigida.
Endereços
Atendimento da Urbes – Trânsito e Transportes – Rua Pedro de Oliveira Neto, 98, Jardim Panorama.
