Funcionários da Urbes assistem palestra de conscientização para combater o Aedes aegypti


07/01/2020


 

Chuva e calor predominantes da estação favorecem a proliferação do mosquito e exigem da população um cuidado redobrado com os criadouros

 

Funcionários da Urbes – Trânsito e Transportes acompanharam nesta terça-feira (07) palestras de conscientização sobre arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. A exposição foi feita nos períodos da manhã e tarde Divisão de Zoonoses da Prefeitura de Sorocaba, numa parceria de ações firmadas para evitar a proliferação da doença em Sorocaba.

A ação tem como intuito orientar as formas de combater o mosquito, que coloca seus ovos em recipientes com acúmulo de água, principalmente no período de aumento de chuvas e calor, que favorece a proliferação.

Foram repassadas informações para eliminar os criadouros do mosquito e suas formas imaturas (ovo, larvas e pupas), bem como os sintomas de cada uma das doenças.

Os funcionários foram orientados também a furar pratos de vasos de plantas ou xaxins, manter caixas d’água e lixeiras tampadas, guardar pneus em local seco e coberto e, principalmente, multiplicar esses ensinamentos para o ambiente de trabalho, em casa, entre familiares e amigos.

500 mil quilos de criadouros removidos

De janeiro a dezembro de 2019, a Divisão de Zoonoses da Prefeitura de Sorocaba removeu mais de quinhentos mil quilos de criadouros do Aedes aegypti. A ação, importante no trabalho de prevenção e controle do mosquito e das doenças por ele transmitidas (dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana), acontece por meio do serviço de “arrastão” e conta com caminhões trabalhando de segunda a sábado.

Por conta da possibilidade de uma nova epidemia de dengue na cidade em 2020, além da atual circulação sorotipo 2 da doença em Sorocaba, a Secretaria da Saúde (SES) fez a contratação de um terceiro veículo para intensificar as atividades, desde o segundo semestre de 2019. O “arrastão” é a coleta e remoção massiva de recipientes com o objetivo de diminuir a infestação do mosquito, através do “sequestro de ovos” fixos às paredes dos mesmos e a retirada de criadouros com larvas, evitando a presença de materiais passíveis de se tornarem criadouros do Aedes. Essa atividade tem boa aceitação pela população, remove de imediato os criadouros e elimina os ovos, larvas e potenciais criadouros das áreas.

Nebulização veicular

Durante o primeiro semestre de 2019 foi realizada a “nebulização veicular” nos locais com aglomerados de casos. O trabalho consiste na aplicação de veneno por meio de máquina embarcada em caminhonete, antigamente conhecida como “fumacê”.

Os bairros que receberam este tipo de nebulização foram o Central Parque; Nova Sorocaba; Jd. Los Ângeles; Jd. Edgard Marques; Nova Esperança, Altos do Itavuvu e Éden.

 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP