Cinco mil pessoas participam da Romaria de Aparecidinha no primeiro dia de 2020


02/01/2020


 

Cerca de cinco mil pessoas participaram nesta quarta-feira (1º de janeiro) da romaria de Aparecidinha, numa tradição de fé e devoção que marca o início de um novo ano. Em sua 121ª edição, a procissão levou a imagem de Nossa Senhora Aparecida de seu Santuário até a Catedral Metropolitana de Sorocaba, na praça Coronel Fernando Prestes.

 Para garantir tranquilidade aos fiéis que acompanharam a imagem da Santa, a Prefeitura de Sorocaba organizou um esquema especial que envolveu o trabalho de diversas secretarias municipais. A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) fez o patrolamento da Avenida Três de Março, nivelando aproximadamente 2,6 km da via. Já a Secretaria de Administração (Sead), disponibilizou 104 banheiros químicos, sendo dez para pessoas com necessidades especiais, que foram colocados ao longo do trajeto.

 

A Urbes – Trânsito e Transportes deu apoio à procissão com agentes de trânsito fazendo as interdições necessárias para a passagem dos romeiros pelas avenidas e ruas da cidade, liberando as vias aos veículos logo após a passagem da romaria. Não foram registrados incidentes. Todo o percurso foi acompanhado também pela Guarda Civil Municipal (GCM), com o reforço de 40 integrantes da corporação, e pelas Polícias Militar (PM) e Rodoviária.

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), equipadas com aparelhos de emergência, sendo uma com UTI Móvel, acompanharam os romeiros. A Secretaria da Saúde também disponibilizou um outro veículo para eventualidades durante a romaria. Já o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) instalou 40 “tinas” (que são recipientes que servem para o fornecimento de água) ao longo do percurso.

 A romaria teve início às 5h com uma missa no bairro  celebrada pelo arcebispo Dom Júlio Akamine. Em seguida, seguiu por cerca de 16 quilômetros até o centro de Sorocaba onde foi encerrada com outra missa. No trajeto cada passo dos fiéis representou um pouco da devoção de cada um que escolheu cantar, rezar e agradecer.

 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP