Em três dias, trecho da ampliação das calçadas contabiliza mais de 2,2 mil pedestres


13/03/2019


O projeto de intervenção das calçadas no Centro de Sorocaba segue com a avaliação de técnicos da Urbes sobre os dados reais da utilização da área pintada de verde, faixa que foi estendida aos pedestres, além de contagem realizada por meio de pesquisa junto aos usuários, e também por um sistema automático de contabilização, instalado no local. Desta forma, um relatório parcial do sistema de contagem demonstra que em 3 dias 2.203 pessoas utilizaram o novo espaço. O número total de pessoas que passou pelo trecho entre a calçada e ampliação neste mesmo período foi de 9.630.
As calçadas entre as ruas entre a Miranda de Azevedo até a Padre Luiz têm 1,80m de um lado e 2,10 m de outro, e entre a Padre Luiz e a Benedito Pires os tamanhos são de 1,90 e 1,50 metros. A ampliação representa um ganho de espaço de, em média, 1,5 metros de largura em toda a extensão da instalação do projeto. Com calçadas mais largas, as pessoas têm mais mobilidade e comodidade para transitar sobre o Centro.
Equipes da Educação para o Trânsito da Urbes também realizam pesquisas no local, em dias e horários alternados, para analisar a satisfação de quem utiliza o espaço. Alguns dos dados colhidos revelam que 70,6% gostaria que fosse permanente e 55,9% gostou do novo desenho da rua. Outra informação importante obtida em pesquisa reforça a importância do projeto, 60% das pessoas que circulam a pé pelo Centro chegaram até o local de transporte coletivo.
“Esse número norteia nosso projeto e demonstra para que público estamos desenvolvendo a ação. É natural que no início as pessoas fiquem tímidas de andar pela via, mas isso deve ocorrer naturalmente após as pinturas. Além disso, no caso da obra permanente, os desníveis serão eliminados. Dar prioridade ao pedestre traz mais ganhos do que a proibição de estacionamento de veículos. Tenho certeza que aqui em Sorocaba o projeto será um sucesso como nos locais que já realizamos”, conta Danielle Hoppe, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, parceira da Prefeitura na ação.
A ação segue até o dia 23 de março e faz parte do Programa de Alargamento das calçadas, baseado no Plano Municipal de Mobilidade. “Dois quarteirões ficam com características dos modernos e confortáveis centros de cidades que são referências no mundo, onde a população frequenta cafés, lanchonetes e lojas”, declara o secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Alberto Fioravante.
As premissas do Programa de Alargamento de Calçadas consistem em desenvolver proteção, diversidade, versatilidade, atratividade, conectividade, resiliência e sustentabilidade. Juntos, eles corroboram direta e indiretamente para a melhoria do espaço público, ambiental e econômica do espaço urbano. Estes critérios estão implícitos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e mudam o conceito hierárquico da mobilidade, colocando o pedestre na posição mais importante das prioridades.
O Projeto de Intervenção Temporária é realizado também em conjunto com as secretarias municipais da Conservação, Serviços Públicos e Obra (Serpo); Planejamento e Projeto (Seplan); Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema); Cultura (Secult) e Esportes e Lazer (Semes).




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP