Miniterminal do Éden em operação com seis novos ônibus superarticulados


30/05/2022


A Secretaria de Mobilidade (Semob) e  Urbes – Trânsito e Transportes, inaugurou o Miniterminal de ônibus do Éden, nesta quarta-feira (25). A unidade, que fica na Avenida Independência, próximo à confluência com a Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, começará a operar a partir deste domingo (29), com um novo modelo de transporte público, mais moderno e ágil, reduzindo o tempo de percurso dos ônibus que atendem a essa região da cidade, inclusive, por meio do uso de seis novos ônibus superarticulados, também entregues na ocasião.
“Essa inauguração é um importante passo dado em prol da qualidade do transporte público, de forma rápida e eficiente. Afinal, só nesta região da cidade, são mais de 50 mil habitantes, em 50 núcleos habitacionais. E mais miniterminais, como esse, estão programados para serem construídos em outras partes da cidade”, destaca o prefeito Rodrigo Manga, pouco antes de descerrar a placa inaugural do novo Miniterminal Éden.
O ato contou, ainda, com a presença do diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto; dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), além do ouvidor-geral do município, Evandro Bueno; do vereador João Donizeti, do advogado da Consor/BRT, Gustavo Barata, e de líderes comunitários da região do Éden.
A obra do empreendimento, orçada em R$ 223,3 mil, não teve custo ao erário municipal, pois foi executada em parceria com a empresa Consórcio Sorocaba (Consor), que opera as linhas de ônibus nessa região da cidade. “Cinco novos abrigos, com iluminação em LED e tomadas USB para carregamento de eletrônicos, foram instalados no local, em padrão moderno e mais confortável, semelhante àquele dos Miniterminais Aparecidinha, Cajuru e Brigadeiro Tobias”, pontua o secretário da Serpo.
A Consor foi responsável pela doação dos abrigos e dos materiais usados na revitalização do espaço, sendo que coube à Serpo construir os acessos para aos ônibus. Na área do Miniterminal, um novo ponto de parada de ônibus foi implantado na pista, em sentido ao Centro, e outro no acesso à Rua Miguel José Gimenez, além de uma nova alça de acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, sobretudo para agilizar a entrada de ambulâncias.
“Aliás, muitas obras só estão saindo do papel em Sorocaba graças às parcerias com a iniciativa privada, seja por meio da doação de materiais ou via medidas mitigadoras. São miniterminais, praças, vias e manutenções de próprios municipais. Uma fórmula que está dando certo e que será mantida”, lembra o secretário da Semob.

Novos ônibus superarticulados
Os seis novos ônibus Millennium BRT têm carroceria Caio, são superarticulados, possuem 23 metros de comprimento e capacidade total para 176 passageiros. São equipados com sistema de monitoramento por câmeras, telas nos salões internos para fornecer informações aos passageiros e itens de tecnologia embarcada, como tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e internet gratuita.
Eles vão operar em linhas principais da Zona Industrial, Éden e Cajuru e contam, também, com sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica do veículo. Cada veículo tem sete portas, sendo três do lado direito, posicionadas na altura da via, e quatro do lado esquerdo, no mesmo nível da plataforma do sistema BRT.
“As configurações são ideais para atender à demanda de transporte em corredores de ônibus. Sorocaba agrega o que há de mais moderno em mobilidade urbana, proporcionando agilidade nas viagens, conforto por meio de ônibus com tecnologia de ponta, acessibilidade e segurança aos passageiros”, afirma o diretor-presidente da Urbes.

Novo sistema
O sistema de miniterminais, como o que foi implantado no Cajuru, Aparecidinha e Brigadeiro Tobias, é composto por linhas troncais, alimentadoras e outras que se integram nas estações de transferência, o que possibilita, entre inúmeros itinerários, que o usuário vá de um bairro na região do Éden para outro destino pagando apenas uma tarifa.
Para chegar ao seu destino, o usuário poderá utilizar a integração temporal e conseguirá usar o sistema mais três vezes, dentro de um período de duas horas para completar a viagem, sem a necessidade de um novo pagamento.
“Todas as linhas que atendem à região do Éden passarão por reformulação de itinerário e na programação horária, visando aumentar a oferta e otimizar o percurso, oferecendo redução no tempo de deslocamento e promovendo mais conforto aos usuários”, explica o diretor-presidente da Urbes.

Melhorias nas linhas
Com a entrada em funcionamento do Miniterminal Éden, as linhas: T31 – Expresso Cajuru, T53 – Expresso Éden, 53/1 – Jd. dos Pássaros/Jd. Harmonia, A53/2 – Jd. Azaléas/Jd. dos Reis, A31/2 – Nilton Torres, A31/3 – Circular Nilton Torres, A75 – Campininha, T53 – Expresso Éden, T31 – Via Sadrac Arruda, A53/2 – Jd. Azaléas/Jd. dos Reis, A31/1 – Cajuru, 29 – Hollingsworth e 53 – Éden passarão por reformulações e melhorias.

Acesse as fotos da inauguração




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP