Urbes e Semob faz ações educativas ao Dia do Motorista e do Motociclista


25/07/2021



 

Em um período sem antecedentes no mundo inteiro, se tem um profissional que se arrisca diariamente são os motoristas, de todos os setores, motoristas de transporte coletivo, motoristas de transporte de cargas, motorista de ambulâncias, motoristas de aplicativos, etc. É por isso que, no último domingo (25 de julho), a Urbes - Trânsito e Transportes celebrou o dia de São Cristóvão como protetor dos motoristas, este profissional que é indispensável para nosso desenvolvimento na mobilidade estratégica do município.


Eles saíram às ruas todos os dias, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam que 78 mil motoristas trabalham dentro das condições de formalidade durante esse último ano de pandemia, ainda há muitos motoristas de aplicativos, que prestam serviços essenciais como entregas e transportes não se encaixam dentro dessas condições, mas que também merecem atenção nessa data.


Desde o início da pandemia pela Covid-19, houve muitas mudanças na forma como as pessoas se deslocam no dia a dia, procurando mais saúde e segurança aos motoristas, máscaras e álcool se tornaram obrigatórias e indispensáveis no cotidiano dos motoristas de transporte e viagens, como na lei federal Nº 14.019, de 2 de Julho de 2020, o uso de máscaras de proteção facial passa a ser obrigatório em ônibus, trólebus, metrô, trens, veículos leves sobre trilhos, embarcações, monotrilhos e outros meios de transporte público.


“Segurança, cuidado e saúde! É o que nós desejamos para vocês neste dia!”
É o que dizem, faixas espalhadas pelas avenidas Dom Aguirre com Cel. Cavalheiro e pela Afonso Vergueiro com Gal. Osório e Afonso vergueiro com Arur Gomes.


 

A Urbes - Trânsito e Transporte faz três ações em locais alternados, irá abordar motoristas e motociclistas, distribuir material com mensagens educativas, com o objetivo de despertar a importância da condução responsável do veículo, prevenir acidentes de trânsito e, principalmente, preservar vidas.


“São ações que têm um grande impacto pedagógico, por serem alusivas aos dias específicos do motorista e do motociclista. Nossas abordagens têm esse apelo aos cuidados quando na direção do carro e na pilotagem da moto, no respeito à sinalização e regras do trânsito e, com isso, buscarmos o nosso objetivo, que é a redução dos acidentes que vitimam tantas pessoas no nosso trânsito” Afirma encarregado do Setor Educação para o Trânsito, Altair de Queiros Farias


Ações como essas explicam a redução nos índices de acidentes, principalmente fatais, somente é possível por meio da adoção de ações gerenciais constantes voltadas aos motoristas.


“O Setor de educação para o trânsito trabalha no sentido de fornecer informações para os motoristas com o intuito de fazer um trânsito sempre mais seguro através de palestras, ações lúdicas, campanhas educativas e informações relacionadas às boas práticas no trânsito” destaca sobre o papel pedagógico aos motoristas.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP