Urbes orienta sobre renovação de vistoria de veículos do transporte escolar


21/07/2021


 

 

A Urbes – Trânsito e Transporte orienta os motoristas que atuam no transporte escolar de Sorocaba, quanto à necessidade de renovação da vistoria de veículos, para continuar prestando o serviço legalmente neste segundo semestre de 2021.


A previsão é que cerca de 650 veículos, que atualmente possuem alvará da Urbes para atuar nesse setor, devam passar pelo procedimento, que é realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e está disponível a partir desta quarta-feira (21) e prosseguirá até o dia 11 de agosto.


Na sequência, os responsáveis pelos veículos devem apresentar o laudo emitido pelo Detran-SP à Urbes, para a retirada do Selo Autorizador, que deve ser colado no para-brisa do veículo. Caso o condutor não renove a vistoria dentro do prazo estipulado, o procedimento só poderá ser feito no início de 2022 e, até lá, fica revogado o alvará de circulação do veículo.


“Ou seja, para atuar no setor, o condutor escolar precisar ter o alvará que, excepcionalmente neste ano, em virtude da pandemia, não precisa ser renovado, pois o documento de 2020 foi prorrogado e vale também para 2021, conforme Resolução Urbes nº. 05/2021. O segundo procedimento é essa vistoria pelo Detran-SP e a consequente obtenção do Selo Autorizador”, explica o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.


Vistoria do Detran


A inspeção semestral é medida obrigatória que garante que os veículos utilizados para a prestação desse serviço estejam em boas condições de circulação e cumpram com regularidade os requisitos de segurança, fundamentais no transporte de estudantes.


Serão vistoriados todos os itens de segurança das vans escolares, exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre eles, a pintura da faixa lateral amarela com inscrição em preto, o tacógrafo, os cintos de segurança em número igual ao da lotação total permitida, os extintores de incêndio de quatro quilos com pó químico seco ou a gás carbônico, etc.


O agendamento da vistoria no Detran-SP dwve ser feito no Poupatempo, onde o cidadão deverá apresentar o processo completo e será informado da data e do horário da inspeção. Os documentos necessários então disponíveis pelo link: https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/autorizacaoTransporteEscolar.


O valor cobrado para a inspeção por veículo é de R$ 160, por CPF/CNPJ. O pagamento pode ser feito em Casas Lotéricas, caixas eletrônicos ou internet banking do Banco do Brasil, Bradesco, Banco Daycoval, Bancoob, Banco Rendimento e Santander.


Selo Autorizador


Não há prazo definido para a retirada do Selo Autorizador na Urbes. A solicitação deve ser feita, pessoalmente, na unidade da Urbes localizada na Rua Chile, 401, no bairro Barcelona. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.


No ato, é necessário apresentar o original e uma cópia do Cartão de Vistoria emitido pelo Detran-SP, contendo o carimbo do segundo semestre, juntamente com o Relatório de Medição de Opacidade (laudo de emissão de fumaça).


Conforme determinado pelo Decreto Municipal nº. 25.626/2020, os responsáveis também deverão encaminhar à Urbes, pelo e-mail: lcamargo@urbes.com.br, a relação das instituições de ensino e bairros que atendem. “O objetivo, sempre, é dar mais segurança, tanto aos condutores, quanto aos estudantes transportados”, acrescenta o diretor-presidente da Urbes.

 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP