Coral da Urbes se apresenta na praça central em comemoração ao Dia da Independência


06/09/2018


O ato cívico em comemoração ao Dia da Independência, nesta sexta (7), contará com a participação do coral de funcionários da Urbes - Trânsito e Transportes, que se apresentará na praça Cel. Fernando Prestes, no centro de Sorocaba.

Com regência de Marcia de Freitas e participação do pianista Emerson Justo, os 35 funcionários da Urbes vão cantar músicas conhecidas do público, como “Canção da América”, de Milton Nascimento, e “Dias Melhores”, do grupo Jota Quest. Com a participação da Banda Regimental do CPI-7 da Polícia Militar, o coral conduzirá a plateia no canto do Hino Nacional e Hino da Independência.

 O grupo foi formado no início do ano por ocasião das comemorações dos 40 anos da Urbes e volta agora a se apresentar.

               

O Coral Urbes

Vozes afinadas e muita sintonia acompanhada pelo som do teclado: esse é o coral dos funcionários da Urbes composto por todas as categorias de servidores públicos da empresa que usa em seu repertório musica popular, mas também chega ao erudito.

Atenta às vantagens da prática do canto coral em empresas, a Urbes adotou essa ferramenta de integração entre os servidores como estratégia de incentivo a hábitos saudáveis e promoção da qualidade de vida no trabalho.

“Além da união e interação dos servidores, o coral proporciona uma ocupação diferenciada da que eles exercem no dia a dia”, ressalta o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.

Durante os ensaios, muita alegria, empenho e união entre os participantes. São agentes de trânsito, telefonistas, recepcionistas, gerentes e gestores, entre outros, que se agrupam com um objetivo único: cantar. Os ensaios aconteceram durante a semana e, segundo os participantes, é uma forma de integração entre os funcionários da empresa.

Regendo corais em empresas há mais de cinco anos, Marcia de Freitas explica que cantar em um coral traz um pouco de música e alegria no dia a dia dos servidores. Para ela, ensaiar o coral da Urbes foi uma experiência incrível, um "hors concours", algo excepcional, pois todos se dedicaram e estudaram com afinco, mesmo aqueles que nunca tinham cantado nem se envolvido com o canto coral a surpreenderam. “Uma equipe muito disciplinada e com vontade! Qualidades muito importantes para um regente. O conhecimento e a experiência não são tão importantes quanto à vontade de querer fazer algo desafiante, algo que traga prazer como cantar e se apresentar no grupo, em equipe, junto com os colegas. Isso sim é algo recompensador”, conclui.

 

A valorização do servidor público

Com a adoção de medidas que têm como objetivo motivar os servidores em um ambiente organizacional de caráter democrático e participativo, a Urbes – Trânsito e Transportes, através do secretário Fioravante, busca um sistema de valorize a categoria. A apresentação do Coral Urbes nas festividades de Dia da Independência reforça a nova fase de valorização de seus servidores.

As ações iniciaram em agosto com o primeiro “Encontro com o Presidente”, que contou com a presença dos 87 agentes de trânsito e também do prefeito José Crespo. Momento onde os participantes se integraram, contaram sua trajetória na empresa, expuseram suas dúvidas, curiosidades e trocaram ideias e informações para a melhoria do trabalho.

Outros encontros serão agendados com os demais servidores para que todos participem e colaborem compartilhando suas preocupações e atribuições, gerando união de esforços para criar e manter um ambiente de trabalho propício à melhoria do desempenho, à efetiva participação e ao crescimento das pessoas e da organização.

A Urbes conta atualmente com aproximadamente 460 servidores públicos, sendo 87 agentes de trânsito.




HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas e Retirada de VT - 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Pedro de Oliveira Neto, 98 - Jardim Panorama - CEP 18030-275 - Sorocaba/SP