Urbes vai à Justiça para garantir 70% dos ônibus em circulação


08/08/2018


A Urbes – Trânsito e Transportes ajuizou ação cominatória, com pedido de liminar, nesta quarta-feira (8), para obrigar as empresas Consor e STU a manterem 70% dos ônibus de cada uma em circulação durante o período de zero hora e 8h da próxima sexta-feira (10), quando o sindicato dos motoristas informou que fará paralisação em adesão a uma greve nacional de protestos sobre vários temas.

A decisão do presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, de ajuizar a ação decorre do fato de que o transporte coletivo é um serviço essencial a milhares de sorocabanos. A legislação que regula a possibilidade de greve prevê que serviços essenciais não sofram paralisação total sob pena de o sindicato sofrer multa diária.

Se a liminar for concedida e mesmo assim ocorrer a paralisação total dos ônibus, os terminais Santo Antônio e São Paulo permanecerão fechados até a normalização do serviço. A medida visa garantir segurança às instalações e evitar que o usuário vá aos terminais e se frustre por não encontrar os ônibus.

O presidente da Urbes lamenta esse tipo de manifestação e afirma que ela prejudica muito o deslocamento da população. Fioravante orienta a quem puder que altere as suas viagens até que o serviço seja normalizado e que procure informações junto ao telefone de informações e site da empresa para se orientar sobre o retorno.

O sistema de transporte possui 107 linhas de ônibus em operação que percorrem a cidade de norte a sul e de leste a oeste. Circulam diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo.


Faixas exclusivas

A Urbes informa ainda que manterá agentes de trânsito posicionados em pontos estratégicos de tráfego para minimizar os efeitos da paralisação e que, para facilitar a fluidez do trânsito, vai liberar a circulação de veículos em todas as faixas exclusivas de ônibus na sexta-feira, enquanto durar a paralisação geral dos ônibus.

A central semafórica operará também em esquema diferenciado para dar fluidez às vias arteriais. Já os agentes que trabalham no CCO Trânsito (Centro de Controle Operacional) auxiliarão no monitoramento do trânsito através das câmeras instaladas na cidade.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP