Condutores de Transporte Escolar devem agendar vistoria no Detran


23/06/2018


 

A partir de segunda-feira (2), os condutores de Transporte Escolar de Sorocaba devem agendar a vistoria dos seus veículos para o segundo semestre letivo de 2018 no Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), unidade de Sorocaba. Este atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 13 de julho. Já as vistorias serão realizadas pelo órgão estadual de 16 a 27 de julho também em sua sede.

Segundo o Detran, aqueles condutores que não realizarem a renovação do cartão de vistoria no período estipulado somente poderão renová-lo em 2019.

Todos os itens de segurança exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serão vistoriados, como a pintura da faixa lateral amarela com inscrição em preto, o tacógrafo (marcador de velocidade) e os cintos de segurança em número igual ao da lotação total permitida, câmera de ré e frontal, além do extintor de incêndio. Existe, ainda, a preocupação com o meio ambiente e poluição causada pelos veículos.

A unidade do Detran de Sorocaba está localizada na avenida 15 de Agosto, 4.800, no Jardim Leocádia.

 

Documentação exigida pelo Detran

Para o agendamento no Detran, os condutores devem levar os originais dos seguintes documentos: comprovante de pagamento da taxa de vistoria; original do último cartão de autorização de transporte escolar do Detran; original e cópia do alvará da Urbes do ano vigente para os condutores já autorizados, no caso de mudança de ano, o protocolo de renovação da Urbes.

Os interessados também devem levar original e cópia dos documentos: CRV frente e verso recibo de transferência/DUT; original e cópia do CRLV no respectivo exercício do ano.

Além disso, a cópia de: certificado de verificação do Crono tacógrafo emitido por órgão credenciado ao INMETRO, na validade; laudo de opacidade (fumaça) recente e aprovado para veículos a diesel; habilitação do permissionário com curso de Transporte Escolar; certificado do curso de Transporte Escolar; e, caso o veículo seja registrado em pessoa jurídica, cópia da habilitação dos condutores com curso de Transporte Escolar e cópia do cartão CNPJ, emitida em até um mês antes.

Após a vistoria

Somente após a vistoria no órgão estadual é que o condutor escolar deverá apresentar junto à Urbes os originais e cópias do Cartão de Vistoria emitido pelo Detran com o carimbo do 2º semestre e também o Relatório de Medição de Opacidade (Laudo da Fumaça) para a retirada do Selo Autorizador do segundo semestre de 2018, que terá a cor amarelo.

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na unidade da Urbes, localizada na Rua Chile, 401, no bairro Barcelona. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331-5000 e pelo site: www.urbes.com.br.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP