Ação de conscientização para tratar do perigo de ingerir álcool e dirigir aborda mais de mil pessoas


13/06/2018


 

 Atividade terá continuidade à noite

 

Mais de mil pessoas foram abordadas na manhã desta quarta-feira (13) numa ação de conscientização realizada no Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) Sorocaba. O intuito foi alertar a população sobre os riscos que envolvem a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo e, assim, diminuir o número de acidentes de trânsito na cidade. A atividade terá continuidade à noite, das 20h às 22h.

Realizada numa parceria entre a Urbes – Trânsito e Transportes e a Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), a atividade educativa atende à Resolução nº 722, de 06 de fevereiro de 2018, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece o tema e o cronograma das campanhas educativas em 2018. “No mês de junho devemos trabalhar a conscientização sobre o perigo do consumo de álcool e condução veicular”, explica o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.

O secretário da Sedesc, Jefferson Gonzaga, esteve presente na ação e destacou que o Ceagesp foi escolhido pela grande concentração de público no local. “Foi uma sinergia muito boa entre a Urbes, a GCM, por meio do Canil Municipal e do Patrulhamento de Trânsito, e o Ceagesp. O tema da campanha é “Um Brinde a Responsa” e estamos trabalhando a questão do motorista da rodada. Se fez uso da bebida não dirija. Temos meios alternativos de transporte e um transporte público que funciona em Sorocaba”, destaca.

 

Como foi

Pela manhã, logo às 7h, o foco foram os caminhoneiros e os funcionários dos boxes do Ceagesp. A equipe de Educação para o Trânsito da Urbes conversou com os condutores e trabalhadores do local e entregou um material informativo sobre o tema.

Ainda pela manhã, uma estrutura foi montada na entrada do Ceagesp na qual as pessoas puderam tirar uma foto com o cão terapeuta Mayke, da GCM, e registrar sua assinatura numa lona se comprometendo em contribuir por um trânsito mais seguro.

Na sequência, a equipe da Urbes e da GCM circulou pelo local. Enquanto dezenas de pessoas tiravam foto com o Mayke, funcionários da Urbes aproveitavam para conversar com a população. O alerta foi para que o cidadão se programe ao sair de casa e escolha um do grupo para que não beba e possa dirigir. A ideia é que as pessoas abordadas na ação multipliquem a mensagem entre os familiares e amigos.

A auxiliar de serviços operacionais, Laura Maria Santos de Almeida Silva, foi uma das pessoas abordadas e parabenizou a ação. “É muito importante esse trabalho. As pessoas têm que se conscientizar e sempre que sair para consumir bebida alcoólica, ter um que não beba para poder dirigir. Muita coisa ruim acontece pela irresponsabilidade de beber e dirigir”, enfatiza.

A atividade terá continuidade à noite. Na ocasião, os arte-educadores da Urbes vão atuar junto ao público que frequenta a feira noturna do Ceagesp com a apresentação de uma esquete teatral relacionada ao tema. A ideia é abordar o assunto de uma forma descontraída para a reflexão das pessoas sobre o perigo de beber e dirigir. Para encerrar, um material será colocado no retrovisor dos veículos que estiverem estacionados no local com a mensagem educativa da campanha. A GCM também levará os cães Mayke e Ponci na ação.

 

O que diz o CTB

De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem for flagrado sob efeito de álcool (com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 5.869,40.

Já o condutor que atingir ou ultrapassar o limite de 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões comete crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê penas de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP