Projeto mostrou aos jovens os riscos de ingerir álcool e dirigir


13/11/2017


 

Uma turma de 19 alunos da Escola Estadual “Wilson Ramos Brandão” participou na manhã desta segunda-feira (13) da última edição 2017 do projeto “Party Brasil: Na Direção da Vida”. As atividades ocorreram no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Promovido pela Urbes – Trânsito e Transportes, o intuito foi de conscientizar os adolescentes sobre uma das maiores causas de acidentes de trânsito no Brasil: a ingestão de bebida alcóolica associada à direção de veículos, proporcionando a eles informações suficientes para suas reflexões pessoais e busca por melhores hábitos de vida.

Os alunos foram alertados, por meio de palestras e filmes curtos, sobre segurança no trânsito e principalmente acerca do perigo da ingestão de bebidas alcoólicas relacionada à direção de veículos e motocicletas. 

Em seguida, os estudantes foram levados para uma visita ao setor de trauma do Hospital Regional, na qual puderam fazer perguntas e ouvir relatos das próprias vítimas de acidentes de trânsito.

Uma das alunas participantes foi a Ingrid Franciele de Lima, de 19 anos de idade. Ela retirou sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recentemente e explicou que já é uma motorista prudente e consciente no trânsito, mas que depois da atividade ela redobrará seus cuidados. “Não tenho hábito de ingerir bebida alcoólica e quando estou em uma festa procuro sempre pegar carona com amigos que estão sóbrios. Entretanto, ter acesso aos vídeos e aos acidentados do hospital me trouxe a realidade com maior impacto. Bebidas e direção jamais!”, garantiu.

Outra aluna participante foi a Milena Simão de Souza, de 17 anos de idade. Ela já sofreu acidente no trânsito quando estava em uma motocicleta conduzida pelo seu pai e um motorista alcoolizado veio com o seu veículo de encontro. O pai dela teve a clavícula fraturada, mas felizmente não aconteceu nenhuma fatalidade. “Após esse acidente eu já tenho muita atenção no trânsito. Ainda mais depois de hoje. Vou compartilhar todas essas informações que aprendi com minha família e amigos porque todos precisam tomar ciência e saber que trânsito é coisa séria”.

Laércio Lucio Alves, professor de filosofia, que estava responsável pelo grupo participante, conta que a ideia do projeto é muito importante porque chama atenção de jovens que estão prestes a obter a CNH, desta forma eles terão mais responsabilidade. “Certamente, os alunos foram conscientizados”, afirmou.  

A iniciativa contou com a parceria do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), PUC, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Centro de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde, Concessionária CCR Viaoeste, Aviação Cometa, Mc Donald’s, entre outras instituições. Mais informações sobre o "Party Brasil" podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331.5000, ou ainda através do Fale Conosco da Urbes: www.urbes.com.br.

 

 

 

 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP