"Faixa Viva" foi tema de capacitação na FUA


11/10/2017


Em torno de 50 funcionários da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) participaram na tarde desta quarta-feira (11) da capacitação do Programa de Trânsito "Faixa Viva". Realizada pela Urbes – Trânsito e Transportes, o evento ocorreu no auditório da FUA, no Alto da Boa Vista. 

A capacitação é uma das estratégias da Urbes para educar as pessoas para que adotem novas posturas no trânsito e o pedestre seja priorizado em sua travessia, garantindo a sua segurança e evitando atropelamento nas vias da cidade, além de promover o respeito e a cidadania entre todos. O grande desafio da Urbes é promover a mudança de comportamento dos sorocabanos, como, por exemplo, dar a prioridade ao pedestre parando com seu veículo com segurança sem provocar acidentes.

Durante a capacitação, a equipe da Urbes abordou a fragilidade do pedestre e a necessidade do respeito de outros modais. Na palestra, também foi destacada a importância da comunicação entre os usuários da via, como, por exemplo, a sinalização que uma pessoa deve fazer para mostrar a sua intenção de atravessar a via e assim garantir a sua segurança.

 

Como deve ser

O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem. 

Já os motoristas devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.

Empresas e outros grupos interessados em receber a capacitação do "Faixa Viva" devem entrar em contato pelo telefone (15) 3331.5000 ou pelo Fale Conosco disponível no site: www.urbes.com.br. 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP