fechar

Cartão com você

Dúvidas Frequentes

1. O cartão será cobrado?

R.: Não, os usuários do sistema receberão a primeira via gratuitamente. Apenas para retirar o Cartão Cidadão, é necessário adquirir o mínimo de dois créditos que poderão ser utilizados.


2. Se o cartão for extraviado ou perdido, o que devo fazer? É possível a recuperação dos créditos?

R.: No caso dos cartões com você, cidadão, estudante e senior, o usuário deverá informar imediatamente, pelo telefone 3234-9642 ou 3234-9646, ou ainda pessoalmente, na central de atendimento, ao lado da bilheteria II do Terminal São Paulo de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h00, ou numa das 5 unidades da Casa do Cidadão de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. No caso do cartão vale-transporte, o usuário deverá comunicar a sua empresa para as providências necessárias do bloqueio e emissão de 2ª via. Após 48h, o cartão estará restrito em todos os ônibus e terminais. Depois deste prazo, o usuário poderá se dirigir à central de atendimento para solicitação e pagamento da taxa de emissão de 2ª via e reposição dos créditos remanescentes.


3. Como posso saber o saldo do meu cartão?

R.: O saldo pode ser verificado no momento da utilização do cartão ou nos “saldímetros” instalados nos terminais e na central de atendimento.


4. Quais os cuidados que deverei ter com o cartão? Ele descarregará se estiver próximo de algum equipamento eletrônico?

R.: O cartão não deve ser dobrado, riscado ou amassado. O cartão não é magnético e sim eletrônico, portanto, não descarregará se estiver próximo a equipamentos elétrico-eletrônico ou campo magnético.


5. O que fazer quando o cartão não liberar a catraca?

R.: Isso pode acontecer quando o cartão estiver bloqueado, danificado ou com "antena morta" (chip quebrado). Neste caso, dirija-se à central de atendimento, ao lado da bilheteria II do Terminal São Paulo de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h00, ou numa das 5 unidades da Casa do Cidadão de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Se estiver embarcado, prosseguirá a viagem com pagamento da tarifa.


6. Após a liberação da catraca com o cartão, há limite de tempo para girá-la? Se houver, o que acontece se não girar dentro do tempo limite?

R.: Sim, há limite de três minutos. Após este período, o validador voltará ao status inicial, ou seja, estará aguardando aproximação de qualquer cartão. No caso do usuário que não passou pela catraca, este deverá apresentar novamente o cartão no validador. O visor apresentará a mensagem "cartão pendente" e a catraca será liberada em seguida. Não se preocupe, pois será descontada apenas uma passagem.


7. Outra pessoa poderá usar o meu cartão?

R.: Com exceção do cartão cidadão, todos os demais cartões são de uso pessoal e intransferível.


8. Quantas vezes posso comprar créditos estudante no mês? Pode ser qualquer quantidade?

R.: Apenas uma vez no mês e na quantidade de 1 a 50 créditos, o correspondente ao valor de 50 unidades de passe estudante.



9. Qual o valor da emissão da 2ª via dos cartões?

R.: O valor para emissão de 2ª via é de R$ 4,00.

10. Onde desbloqueio do uso da bicicleta?

R.: Rua Isaltino Guanabara Rodrigues da Costa, 869, Vila Barão – Sorocaba
Ponto de referência: continuação da Avenida General Osório, na calçada do posto de combustível Correa. Telefone: (15) 4062-9077

Cartão Cidadão
Para retirar o cartão, basta apresentar um documento de identidade e adquirir o mínimo de dois créditos.

AGILIDADE

CONFORTO

SEGURANÇA


locais de venda de créditos e de cartões unitários

Terminal Santo Antônio : Av. Afonso Vergueiro nº 855 CEP 18010-370
horário de atendimento: segunda a domingo das 04h20 às 24h35;

Terminal São Paulo : Rua Leopoldo Machado nº 259 CEP 18035-075
horário de atendimento: segunda a domingo das 04h30 às 24h35.

Casas do Cidadão (horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 09h as 16h00)

Dirceu Doretto : R. Estado de Israel n°: 424 - Jd. Ipiranga
Milton Antônio da Conceição : Av. Itavuvu n°: 3415 - Pq. das Laranjeiras
Orlando Cazerta : Av. Ipanema n°: 3439 - Vila Helena
Eugênio Leite da Cruz Filho : Av. Bonifácio de Oliveira Cassú n°: 80 - Éden
Dorival de Barros : Av. Bandeirantes n°: 4155 - Brigadeiro Tobias

Sede Campolim : Rua Pedro de Oliveira Neto, 98 — Jardim Panorama CEP 18030-275
horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 08h as 16h30
postos autorizados de venda de créditos e de cartões unitários
Postos de venda de Cartões Unitários e Créditos

Tarifa Atual (a partir de 21/06/2013)
Valor Unitário R$ 2,95
10 unidades R$ 29,50
50 unidades R$ 147,50
Cartão Estudante

São beneficiários do passe estudante os alunos a partir de seis anos completos devidamente matriculados em cursos regulares de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio ou equivalente, supletivos, pré-universitários e universitários, de escolas regulares localizadas no município de Sorocaba ou atendidas pelo Sistema de Transporte Coletivo do Município.;

A utilização do Passe Estudante é de exclusividade do beneficiário que esteja devidamente matriculado e comprovadamente freqüentando as aulas para os seus deslocamentos entre a residência e a escola/e ou entre residência e a empresa concedente de estágio desde que se comprove uma distância entre esses locais, de no mínimo um Km;

A solicitação da Autorização para Compra de Passe Estudante deverá ser feita somente pela Internet (www.urbes.com.br). O preenchimento deve ser feito pelos próprios alunos;

Professores e outros funcionários da escola, não são beneficiários do passe Estudante;

Cadastramento e recadastramento para obter o Cartão Estudante 2013


Faça o seu pedido escolhendo um dos links de acesso abaixo:

Caso já possua o cartão estudante

Caso ainda não possua o cartão estudante

Cotas para Passe/2013

Atenção: A Autorização para Compra de Passe Estudante e Freqüência Escolar deverá conter, nos respectivos meses, o carimbo e assinatura autorizados da escola, atestando sua matrícula e frequência.

Nota: A escola não deverá carimbar e assinar cotas de meses antecipados, ou seja, deve carimbar e assinar somente a cota correspondente ao mês em exercício.

Alertamos que não poderão adquirir seus passes os alunos que não tenham suas autorizações devidamente assinadas e carimbadas pela escola;

As cotas de passe estudante serão únicas por aluno e na quantidade de até 50 (cinqüenta) créditos de viagem correspondentes ao valor de 50 passes Estudante por mês. Os créditos mensais não adquiridos ou remanescentes de aquisições inferiores aos permitidos não poderão ser adquiridos posteriormente;

É vedada a concessão de mais de uma autorização por aluno, exceto quando o mesmo realizar estágio profissional, o qual deverá ser comprovado através de declarações da instituição de ensino e da empresa concedente;

As cotas terão validade somente para os meses de aulas regulares Cota Extra Julho e Dezembro: será vendida somente para os dias de aulas confirmados pela escola;

O aluno que deixar de frequentar as aulas, perderá o direito ao benefício;


Aquisição de Passes

A aquisição do passe (crédito) estudante só poderá ser feita mediante à apresentação da "Autorização de Compra de Passe Estudante e Freqüência Escolar", devidamente assinadas e carimbadas pela Secretaria da Escola no mês correspondente e também a apresentação do Cartão Estudante para a devida recarga de créditos;

O Cartão Estudante permite a aquisição mensal durante todo o mês, em uma única vez e na quantidade de até 50 (cinqüenta) Créditos de viagem correspondente ao valor de 50 passes Estudante por mês.


Locais para Aquisição de Passes

Terminal Santo Antônio : Av. Afonso Vergueiro nº 855 CEP 18010-370
horário de atendimento: segunda a domingo das 04h20 às 24h35;

Terminal São Paulo : Rua Leopoldo Machado nº 259 CEP 18035-075
horário de atendimento: segunda a domingo das 04h30 às 24h35.

Casas do Cidadão (horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 09h as 16h00)

Dirceu Doretto : R. Estado de Israel n°: 424 - Jd. Ipiranga
Milton Antônio da Conceição : Av. Itavuvu n°: 3415 - Pq. das Laranjeiras
Orlando Cazerta : Av. Ipanema n°: 3439 - Vila Helena
Eugênio Leite da Cruz Filho : Av. Bonifácio de Oliveira Cassú n°: 80 - Éden
Dorival de Barros : Av. Bandeirantes n°: 4155 - Brigadeiro Tobias

Utilização do Passe Estudante

O uso do Passe Estudante (créditos) é pessoal e intransferível;

A utilização dos Créditos de viagem do passe estudante não é permitida aos domingos e feriados;

Não será permitida a utilização dos créditos de viagem do passe estudante de forma seguida na mesma viagem;

Em caso de perda ou extravio é necessário comunicar imediatamente à URBES, pessoalmente, na Central na Atendimento, ao lado do Terminal do São Paulo ou em uma das cinco unidades da Casa do Cidadão.


Tarifa Atual (a partir de 21/06/2013)
Valor Unitário R$ 1,50
10 unidades R$ 15,00
50 unidades R$ 75,00
Vale Transporte

COMO FUNCIONA




O cartão vale-transporte é recarregável e armazena os créditos adquiridos pela sua empresa.

O cartão vale-transporte é de fácil utilização. Nos ônibus ou nos terminais, o usuário aproxima seu cartão do validador, que eletronicamente descontará sua passagem, informando o saldo e liberando a catraca.

VANTAGENS

O cartão vale-transporte agrega uma série de vantagens aos usuários do sistema de transporte:



AGILIDADE

Com este sistema o tempo de embarque nos coletivos diminui em razão da velocidade de processamento dos créditos eletrônicos;

CONFORTO

O valor de todos os seus créditos estará armazenado em um só cartão. O visor do validador informa o saldo restante de créditos após cada utilização;

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS

Em caso de roubo ou perda, o cartão poderá ser bloqueado e os créditos, não utilizados, serão reaproveitados no novo cartão;

SEGURANÇA

Este sistema é seguro, inibe fraudes ou falsificações. Evita o manuseio e transporte de valores;

CUIDADOS COM O CARTÃO

O cartão eletrônico pode não funcionar corretamente em casos de perfuração, dobra, riscos ou amassados. Conserve-o!

FORMAS DE PAGAMENTO

As empresas compradoras de vale-transporte podem efetuar o pagamento de seus pedidos através de depósito bancário, ordem de pagamento, DOC, TED ou ainda por cheques de sua própria emissão ou em dinheiro diretamente no caixa da Urbes, localizado na central de atendimento – anexo ao Terminal São Paulo. Após a efetivação do pagamento a Urbes emitirá recibo de compra, que ficará a disposição da empresa na central de atendimento.

FACILIDADES NA COMPRA E DISTRIBUIÇÃO

Com o cartão de vale-transporte eletrônico temos também um sistema de compras, prático, rápido e seguro. As empresas compradoras de vale-transporte não precisam deslocar seus funcionários e nem transportar valores para aquisição do vale-transporte. Além disso, os trabalhos de distribuição aos funcionários são feitos de forma eletrônica e automática, ou seja, através da "Recarga Embarcada", onde o funcionário ao utilizar o ônibus ou os terminais urbanos tem seus créditos transferidos ao seu cartão.

ATENDIMENTO

Pelos telefones:

3331-5020, 3331-5021, 3331-5022, 3331-5023 e 3331-5024

Esta é uma das maneiras de sua empresa adquirir o vale-transporte sem a necessidade de comparecer mensalmente nos guichês de compra.

Roteiro mensal de compra

EVENTO

RESPONSÁVEL

DESCRIÇÃO DOS EVENTOS

DATA*

Atualização cadastral (se houver)

Empresas empregadoras

Mensalmente a empresa deverá enviar a Urbes, via e-mail, fax ou correspondência ás atualizações com relação ás inclusões e exclusões de funcionários.

D – 7

Envio de arquivo

Urbes

A Urbes, processará as informações e retornará, à empresa empregadora, o arquivo Recarga Remota devidamente atualizada.

D – 6

Envio do pedido de compra

Empresas empregadoras

A empresa, de posse do arquivo atualizado (Recarga Remota), informará as quantidades referentes ao seu pedido mensal e encaminhará a Urbes.

D – 5

Processamento do pedido de compra

Urbes

A Urbes processará o pedido de compra recebido da empresas.

D– 5

Pagamento do pedido de compra do VT

Empresas empregadoras

A empresa efetuará o pagamento referente ao pedido realizado.

D – 4

Habilitação do pedido

Urbes

Após a compensação do pagamento, a Urbes, processará a habilitação dos créditos adquiridos.

D– 3

Recarga embarcada

Urbes

Os créditos adquiridos estarão disponibilizados nos validadores dos coletivos e dos terminais urbanos.

D = Recarga (1)

* Data:

Trata-se de programação mínima, em dias úteis, para os procedimentos de aquisição de vale-transporte.

Exemplo: se a empresa pretende disponibilizar os créditos de VT a seus funcionários no dia 9 de junho, a sua programação será a seguinte:

Atualização Cadastral (até)

02 de junho

Envio de pedido

04 de junho

Pagamento do pedido

07 de junho

Recarga

09 de junho

1) A partir da data de recarga, na primeira utilização no Sistema de Transporte Coletivo, ou seja, nos ônibus e ou nos terminais urbanos, ao aproximar o cartão do validador os créditos serão transferidos ao cartão do beneficiário.


Atualização de cadastro (Empresa)

A fim de procedermos à atualização cadastral de sua empresa solicitamos as informações abaixo:

Nome ou Razão Social:_________________________________________
Endereço:___________________________________________________
Bairro: _________________ - Cidade: ______________ CEP: __________
CNPJ ou CPF (MF):Fone: (__) ____-________ Ramal _________________
Fax:(___) ____- _______
E-mail:______________________________________________________
Contato: _____________________________________________________


Cadastro de usuários

Com a finalidade de procedermos ao cadastramento de usuários de vale-transporte e emissão do Cartão Eletrônico, solicitamos o envio dos dados cadastrais de seus funcionários beneficiários do vale-transporte. Os dados cadastrais poderão ser enviados de duas formas, ou seja:

Arquivo TXT (preferencialmente)

O arquivo TXT poderá ser disponibilizado através de meio magnético e encaminhado à Urbes, Setor de Comercialização e Credenciamentos, sito à R. Pedro de Oliveira Neto, 98 – Jd. Panorama – Sorocaba, no horário das 8:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira, ou enviado por correio eletrônico ao endereço valetransporte@urbes.com.br

O arquivo TXT deverá ter a seguinte configuração:
- Roteiro básico para elaboração de informações cadastrais de usuários do vale-transporte.

Obs. Descrição do Campo Início Fim Tamanho Formato

1

Espaços em Branco

1

20

20

A(20)

2

Nome do Usuário

22

71

50

A(50)

1

Espaços em Branco

73

92

20

A(20)

2

Data de Nascimento

94

103

10

DD/MM/YYYY

1

Espaços em Branco

105

124

20

A(20)

1

Espaços em Branco

126

139

14

A(14)

2

RG

141

160

20

A(20)

1

Espaços em Branco

162

677

515

A(515)

3

Municipal / Intermunicipal

679

679

1

N(1)Valor fixo = 0

3

Tipo de Cartão

681

684

4

N(4)Valor fixo = 2

Obs:

1. O campo deverá estar em branco, somente preenchido com espaços.

2. Campo de preenchimento obrigatório

3. Valor Fixo = significa que todos os usuários deverão ser preenchidos com a informação indicada na tabela acima.

- Os Campos que não tenham informações para serem importadas, deverão ser preenchidos com espaços, NUNCA usar tabulação.

- O arquivo a ser gerado deverá conter somente dados de usuários que utilizam o vale-transporte do Sistema de Transporte Coletivo de Sorocaba.


Planilha de MS-Excel

O arquivo em planilha MS-Excel poderá ser disponibilizada através de meio magnético e encaminhado à Urbes, Setor de Comercialização e Credenciamento, sito à R. Pedro de Oliveira Neto, 98 – Jd. Panorama – Sorocaba, no horário das 8:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira, ou enviado por correio eletrônico ao endereço valetransporte@urbes.com.br

Obs.

1. Nome ou razão social da empresa que está prestando as informações;

2. Nomes dos funcionários preenchidos sem abreviações;

3. Data de nascimento, com dia, mês e ano;

4. Número da cédula de identidade do funcionário;

- Utilizar “fonte” Arial – tamanho 12;

Informar somente os funcionários beneficiários do vale-transporte.

Click aqui para fazer o download do arquivo RecargaRemota

Esta é a mais moderna, segura e prática forma de sua empresa adquirir seu vale-transporte através da Internet.

Após o recebimento de sua senha do VT on-line, que lhe foi enviada por e-mail, é necessário seguir o roteiro passo a passo para utilização do site de Cadastro/Venda de Créditos de vale-transporte.

1º passo:
Acessar o link http://200.178.111.003:8080/WebSigom/sltwebsigom

2º passo:
Tela de Acesso




a - Seu login é o número do CNPJ de sua empresa. Digitar com pontos, barra e traços. Ex.: 00.000.000/0000-00;

b - Digitar sua senha (recebida por e-mail);

c - Clicar em conectar.


3º passo:



Incluir novo usuário, entrar na opção Cadastro e Usuário.


4º passo:



Nesta tela, preencher, no mínimo, os campos obrigatórios: matrícula (poderá ser número seqüencial), nome, RG e CPF (se não tiver o CPF digitar o número 9 até preencher todo o campo (ex. 999999999999999). Após, clicar em Inserir.


5º passo:



Para pedido de Recarga, entrar na opção Faça seu Pedido e depois em Recarga.


6º passo:




1 - Se o valor da recarga for igual para todos os funcionários, preencher o 1º campo com o valor único, clicar no botão Marcar Todas ( a );

2 - Se o valor for diferenciado, preencher o 2º campo escolhendo o usuário por código, matrícula ou nome;

3 - Campo 3: Para utilizar esta opção, informar-se com o setor de Comercialização e Credenciamentos – Seção de vale-transporte através do fone 3331-5000, ramal 5054, ou via e-mail valetransporte1@urbes.com.br ;

4 - Ao finalizar as opções, entrar no botão Calcular.


7º passo:



Verificar se o valor está de acordo com seus cálculos.


8º passo:




Escolha a forma de pagamento. Incluímos a opção de pagamento via boleto. Basta clicar em Boleto Bancário e em seguida clicar no botão Enviar.



Confirmar o envio do pedido.
As opções Depósito em Conta e Dinheiro ou Cheque seguem as mesmas rotinas atuais.


9º passo:



No caso de pagamento via boleto bancário, clicar no botão Bloqueto, que
permitirá a impressão deste documento.


10º passo:




Visualização do Boleto Bancário

Lembramos que independentemente da forma de pagamento, a recarga estará disponível nos validadores dos ônibus e bloqueios dos terminais em 48 horas após a confirmação do pagamento.


11º passo:




Através deste sistema você, terá opção de bloquear o cartão e fazer o pedido de 2ª via.
Escolha a opção bloqueio ou 2ª via.


12º passo:



Na tela, marcar o cartão do funcionário que deseja solicitar 2ª via e/ou bloqueio.


13º passo:




Selecionar o motivo

Importante – observamos que, as regras de bloqueio e emissão de 2ª via permanecem as mesmas, ou seja, as solicitações de bloqueios efetuadas até as 16h00 (dias úteis), serão processadas a partir do próximo dia útil, com prazo máximo de 48 horas, para estarem totalmente no sistema, quando então será possível a emissão da 2ª via do cartão solicitado.


14º passo:



Consulta de saldo de cartões e usuários.


15º passo:



Esta tela exibirá listagem dos usuários e o saldo dos cartões, com base na utilização do dia anterior.


16º passo:



Acompanhamento de Pedidos de Recarga.


17 º passo:



Nesta tela, será exibida listagem de todos os pedidos e situação dos mesmos.


18º passo:
Encerramento



Para sair do site, entrar na opção Encerrar Seção.
Não sair do site fechando o navegador, pois no próximo acesso aparecerá a seguinte mensagem: “Já existe um usuário conectado”. Se ocorrer isso, é só digitar o login e a senha para novo acesso.

Tarifa Atual(a partir de 21/06/2013)
Valor Unitário R$ 3,15
10 unidades R$ 31,50
50 unidades R$ 157,50
Cartão Senior

São beneficiários do cartão Senior, todas as pessoas físicas com 60 (sessenta) anos completos ou mais, residentes no município ou em locais atendidos pelo sistema de transporte coletivo urbano de Sorocaba.

Obs.: os maiores de 65 (sessenta e cinco) anos não precisam residir no município de Sorocaba

Nos ônibus, apresente o cartão ao motorista para a liberação de uso. Aproxime o cartão do validador e passe pela catraca.

Nos terminais urbanos, apresente o cartão ao orientador de bloqueio para a liberação do uso. Aproxime o cartão do validador e passe pela catraca.

O Cartão Sênior não permite a utilização de uso seguido na mesma viagem. Nos terminais urbanos o cartão somente poderá ser utilizado após 30 (trinta) minutos após a última utilização no sistema.

O usuário deverá, sempre que solicitado, apresentar seu cartão para a fiscalização do órgão gestor ou funcionários das operadoras.

A não apresentação do cartão, quando solicitado, ou a utilização de forma indevida ou por terceiros, sujeitar-se-á à apreensão ou bloqueio, além de outras penalidades de caráter administrativo.

Cuidados com o cartão

O cartão pode não funcionar corretamente quando: perfurado, dobrado, riscado, molhado, ou amassado.
Conserve-o.

Cartão Unitário
Resoluções
Clique nos links abaixo para visualizar os arquivos
Resolução 103/2003 Institui o Bilhete Magnético.
Resolução 105/2003 Estabelece critérios e condições para comercialização de passes pelo sistema de consignação.
Resolução 110/2003 Normatização da utilização dos cartões do transporte coletivo.
Resolução 005/2005 Características, parâmetros e critérios dos cartões operacionais e livre.
Resolução 008/2005 Revoga o parâmetro de limite de uso diário do cartão Livre.
Resolução 004/2007 Critérios para compra e 2ª vias de cartões.
Resolução 005/2008 Permite ao estudante única aquisição de 50 passes do primeiro ao último dia de cada mês.
Resolução 007/2008 Regulamenta o trânsito de veículos nas Áreas de Transferência.
Resolução 008/2008 Proíbe a utilização do passe estudante aos domingos e feriados.
Resolução 001/2009 Características, parâmetros e critérios do cartão livre usuário especial.