fechar

FAIXAS EXCLUSIVAS

O que são as faixas exclusivas?

É um sistema adotado para beneficiar os ciclistas e o transporte coletivo da cidade.

Para que servem as faixas exclusivas?

A medida tem por objetivo agilizar e privilegiar o deslocamento dos modais do transporte coletivo, além de melhorar as condições de circulação do trânsito naquelas vias.

Quais são os horários de funcionamento das faixas exclusivas?

As faixas exclusivas poderão ser utilizadas das 6h às 8h e das 17h às 19h.

Quem pode utilizá-las?

O transporte coletivo urbano, transporte especial, fretamento com passageiros, taxis com passageiros, transporte escolar com passageiros, transporte intermunicipal e suburbano e veículos em operações emergenciais como ambulâncias, bombeiros e viaturas de polícia. As bicicletas com aro 20 ou acima também utilizarão estas faixas para circulação, em compartilhamento com o transporte coletivo.

Sinalização diferenciada.

As faixas exclusivas ganharam uma pintura azul para demarcar onde o transporte coletivo poderá circular exclusivamente nos horários estabelecidos.
Foram implantadas 150 placas de regulamentação e advertência e 2.500 metros quadrados de sinalização horizontal (de solo). Tanto a rua Hermelino Matarazzo como a rua Comendador Oeterer tem aproximadamente 1,4 quilômetro de extensão. As faixas de rolagem foram divididas em duas, cada uma com cerca de 3,5 metros de largura. O binário possui câmeras de monitoramento e a movimentação será acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes.

Multa prevista.

Enquadramento:568–10 — Descrição: Transitar na faixa/pista da direita regulamentada como de circulação exclusiva determinado veículo.
Artigo:184 * I — Grupo: Leve — Pontos: 3 — Valor em Ufir: 50.

Imagens do local
Faixa_Exclusiva.jpg Faixa_Exclusiva2_250x188.jpg